Suicídio: tranquilizantes é o método mais utilizado

O recurso a elevadas doses de tranquilizantes é um dos principais métodos de tentar o suicídio em Portugal, alertou um especialista, que estima que cerca de oito em cada dez portugueses já tenham consumido estes medicamentos.
Em entrevista à agência Lusa, o neurologista Nuno Canas considerou que o recurso a estes medicamentos, aliados ou não ao álcool, é uma das formas mais comuns para as tentativas de suicídio, uma vez que os doentes que os tomam têm muitas vezes quadros depressivos associados aos problemas de ansiedade ou de sono.
Para o especialista, uma forma de minimizar o problema seria prescrever embalagens mais pequenas destes fármacos, embora reconheça que isso faria aumentar o número de consultas médicas.
O psiquiatra Ricardo Gusmão, por seu lado, admite que os tranquilizantes (benzodiazepinas) sejam frequentemente usados nos parasuicídios, mas não nas tentativas reais de suicídio. Nas tentativas de suicídio há uma real intenção de morte e habitualmente são usados meios mais letais, como o enforcamento e a intoxicação voluntária com venenos. «Os parasuicídios são formas mais ou menos conscientes de comunicar uma situação de crise que um indivíduo se sente incapaz de resolver e pode ser encarado como um modo de pedir ajuda a terceiros», explicou à Lusa o professor de psiquiatria Ricardo Gusmão.
Nestes casos, o coordenador em Portugal da Aliança Europeia Contra a Depressão considera que as benzodiazepinas são frequentemente utilizadas, mas que raramente resultam em morte.
O neurologista Nuno Canas alertou ainda que os tratamentos com tranquilizantes (benzodiazepinas) são muito mais prolongados do que deviam, uma responsabilidade que atribuiu essencialmente aos médicos. «Os tratamentos com benzodiazepinas deviam durar um ou dois meses no máximo, mas estão a ser muitíssimo mais prolongados», afirmou.
Para o neurologista do hospital Egas Moniz, «a responsabilidade é dos médicos em geral, que não param os tratamentos quando deviam», o que acontece porque as benzodiazepinas são eficazes e induzem nos doentes uma sensação de calma.
Em contraponto, o psiquiatra Ricardo Gusmão diz que é residual o número de doentes que não passam sem benzodiazepinas por um período superior a três meses, assumindo contudo que «boa parte» do seu trabalho consiste em fazer o desmame destes fármacos.
Alterações cognitivas, dependência física e psíquica e elevada tolerância (tem de se ir aumentando a dose para que o medicamento faça efeito) são os principais problemas de uma toma prolongada dos tranquilizantes. «Os médicos prescrevem frequentemente benzodiazepinas porque as pessoas pressionam. Não valorizam também o problema da dependência, das alterações tóxicas comportamentais e cognitivas», afirmou o especialista, sublinhando que há muitas farmácias a vender estes medicamentos sem receita médica e contra a lei.
Os medicamentos com substâncias naturais, como o extracto de valeriana, têm sido apontados por alguns médicos como uma alternativa às benzodiazepinas. «As companhias farmacêuticas estão a começar a apostar nesta alternativa. O efeito destes produtos naturais não é tão rápido, mas a eficácia é semelhante e os efeitos acessórios são incomparavelmente menores», defendeu Nuno Canas.
Como exemplo dos efeitos secundários reduzidos, o médico do Egas Moniz dá o caso de um doente que se tentou suicidar com 100 comprimidos de extracto de valeriana e que, no dia seguinte, apenas acordou com mais sono. Mas Ricardo Gusmão ressalva que a valeriana apenas tem utilidade como ansiolítico em casos SOS, uma vez que tomada durante alguns dias seguidos deixa de cumprir esse efeito. «Não presta para tratamentos estruturados e não pode substituir as benzodiazepinas», comentou, apontando antes como alternativa a buspirona, que o neurologista Nuno Canas também nomeou como fármaco uma opção com riscos de dependência e de tolerância muito menores.

Fonte: Diário Digital.

58 thoughts on “Suicídio: tranquilizantes é o método mais utilizado

  1. elenice gomes

    aprenda a viver,assim mesmo tente meios sufoque a dor sente-se mal poque um dia já foi feliz ,sentiu como é bom viver alegria em simples coisas acabou vai ser assim agorra comforme-se aceite tente sobreviver e se ajustar.porque morto voce já está.se aguarre no que puder lute tome remediosmas esqueça cura não existe só adaptação.logo vai esquecer que é humano,da ir levando até quando depende cada um.quem conheceu esse sentimento maravilhoso de amar a vida ser feliz jamais se cura . triste mas é assim fim

  2. Eu

    Falar é fácil…todos vamos cedo ou tarde morrer que diferença faz a pessoa assumir as rédeas da sua vida e decidir não viver mais???
    Hipocrisia do ser humano que luta pelos direitos de todos mas isto deixa de ser direito pq fere ideais!!!

    Me poupe, não tomo tranquilantes mas não tem um dia que não deseje acordar, o corpo é meu,se o fizer é um direito meu..

    De falsos valores moralistas e éticos o inferno tá cheio..

  3. jessica

    me ajudem,me envolvir com um cara lindo,eu o amo e ele agora ta preso,visito ele,e agora sem nenhuma explicaçao ele nao me quer mais,fiz mta coisa por ele.Quando ele precisou de mim,tava ali do lado dele,e agora ele faz isso cmg,me ajudem,queria morre,sumi desse mundo.

    1. Anastacia

      Jéssica, ele pode estar tentando te poupar do peso que é ver ele nessa situação ou simplesmente ele conheceu outra pessoa e isso acontece, infelizmente é a realidade, mas passa. E você já pensou o peso que seria viver esse amor a distância com ele preso e tudo mais? As vezes as coisas tem que acontecer, isso é um fato ! Vai doer demais porém pense que talvez seria pior ou indiferente você não sabe o que está por vim na sua vida, isso que voce está passando pode abrir espaço para algo mais grandioso como uma nova paixão e novas coisas em geral, entende? Procure ter força e manter sua curiosidade sobre o que vai vim pela frente, certo. Pense com outra cabeça faça o famoso” se eu fosse outra pessoa o que faria “. Tente.

  4. nilson

    tomo antideprs. e calamtes a muito tempo. concluo que nada vai mudar. nao to triste, so desencantado comigo. sem motivos. tudo foi bom. agora tudo uma merda. me afasto aos poucos dos que me sao caros. Quero morrer. nao interessa depois. inferno eh aqui… sei lah….. rivotril + clor. de clomipramina em doses cavalares acho que vai funcionar….sera???

  5. Ana Maria

    Estou com um câncer raro e agressvo que está deformando meu rosto. Não há outra alternativa para mim que não seja o suicídio. Já escrevi para a Dignitas, de suicídio assistido, mas eles alegaram que não praticam o ato em questão em pessoas com problemas psicológicos. Quem não ficaria com problemas psicológicos com uma doença como essa? Meu problema de base é esse maldito câncer.Perdi qualquer tipo de prazer, a fé, a paz. Só quero fechar os olhos para sempre. O suicídio assistido é um ato piedoso para pessoas como eu, mas vetado pelos religiosos. Queria ver algum deles no meu lugar. Acho que mudariam logo de opinião. O inferno existe e é o que estou vivendo. Socorro. .

    1. Leonardo

      Ana Maria,
      Não entendemos os motivos dos acontecimentos e sofrimentos da vida, como você pode ver,cada pessoa tem um problema,uma tristeza e uma dor diferente. Concordo que o inferno é aqui, mas se a morte é certa, porque não tentar fazer algo bom enquanto esta aqui,mesmo que tudo pareça sem sentido? Pois a morte todos nos iremos conhecer em algum momento, e se nao tiver mais volta? Sera que vc nao ira arrepender de nao ter ficado mais um tempo aqui? As vezes a nossa vida fica sem sentido porque estamos procurando sentido no lugar errado, as vezes devemos dar um sentido novo a nossa vida que esta sem sentido.
      Um abraço.

    2. BeeBee

      Ana Maria, estou em uma situação semelhante mas com outra doença rara, dolorosa e fatal, não aguento mais de dor no corpo e na alma, de dor vendo minha familia desmoronar e me odiar pelo peso que sou a eles, eles me lembram disso todos os dias, minha mãe me cobra, diz que não contribuo com um pão e que só dou trabalho e despesa, que eu sempre apelo para choradeira etc, enfim, com uma mãe assim, que é capaz de brigar com a filha dentro do CTI, condenada à morte, tetraplegica e travada com uma doença neurológica quem não iria chorar sem parar e só pensar em morrer..mas quando ela me deixa em paz eu procuro ver videos de coisas positivas, ver vídeos com orações por milagres no youtube, pedir por compreensão e apoio e tentar lembrar que meu medo é a minha falta de fé, é difícil mesmo acreditar que tem alguém olhando por nós quando nos sentimos traídos pelo criador.. falo por experiência própria, lute Ana Maria, lute, acredite que para Deus nada é impossível,. se vc quiser me adicionar no facebook me manda aqui seu nome, quem sabe podemos nos apoiar nessa dificil jornada que é a vida

  6. NPF

    Pertencer a esse mundo faz parte da natureza humana,mas viver sujeito a pervecidade,prepotência,covardia do seu semelhante é condicional a nossa escolha ou de quem se sente ofendindo assim como eu,mas o pior de tudo é não poder fazer nada,é sentir a sensação de estar em uma prisão e ter que viver sujeito a interpretação dos que se julgam melhores ou dos que tenham a intenção de fazer de sua vida uma referência para a zombaria,para desmoralização,para ridicularização pública,e vc estar sujeito a passar por tudo isso por causa de uma mentalidade doente que ver a sua satisfação pessoal,profissional ou social na humilhação e na fraqueza de alguém.O pior de tudo não é somente não poder se defender ou atingir os seus opressores,mas tão quanto também importante é não poder sair dessa sensasão que consome sua alma,sua vida e que vai contra tudo aquilo que vc prejetou em uma vida,(família,amor,amigos,respeito,consideração,dignidade…) e tudo que faz alguém ser o que é,o que quer ou o que poderia vir a ser mas dentro das suas vontades e não por força de uma atitude ofensiva e destrutiva imposta pelas esfera de uma sociedade,ou pela própria sociedade que age pelo induzimento,pelo que copia do que viu ou do que ouviu daquilo que não cabe manifestação por ser inerente ao seu potêncial como ser humano como profissional,e do que nem sempre é verdade e mesmo que fosse,agindo assim demostra ser uma sociedade sem princípios por falta de conhecimento ou por corvardia mesmo.

  7. Eu nunca fui feliz .
    Sempri sofri agoora estou com 15 anos @
    já tentei procurar ajuda mais não consegui !
    queria morrer so assim irei ter sucego
    Estou perdendo meu casamento ´por ser bipolar ee ter depressão
    Odeio tomar remédios para isso #
    Emtap a única coisa que ira mim fazer ter sucego e a morte @
    Se você puder mim ajudar em alguma coisa avise por favor @

      1. Gabriel

        Gostei da sua ideologia..
        Mas eu tenho 18 anos e sei lahh cara quero me entregar pra vida…Preciso de uma ajuda sei lahh meus pensamentos ja nao sao os mesmos….
        Preciso de uma coisa facil que eu possa deitar e nao acordar mais entende…

  8. Karina

    Todos os dias quando acordo fico me perguntando pq ainda estou aki, mas acho q essa resposta só Deus deve ter e oq ele quer de mim não faço a menor ideia e garanto q se soubesse tbm não mudaria nda. Oq importa é q independente do motivo todos deveríamos ter a chance de decidir o rumo ou no caso o fim de nossas vidas! Deus me deu a vida e por acaso eu sou obrigada a viver só pq ele quer? Não tenho nda a ver com esse mundo aki, devo ser de outro lugar e estou perdida só pode ser isso… e não me vem com esse papinho de procurar ajuda pq eu não quero, quero ir embora e pronto, simples assim. Já são 32 anos perdidos, não tem um dia q eu não deseje morrer, sempre foi e vai ser assim enquanto eu ainda viver, me deixa morrer e dá minha vida pra outro q queira viver, pois eu nunca quis…Adeus!!!!

  9. J.

    Me identifiquei com muitas pessoas aqui. Acredito que eu tenho depressão desde os meus 10 ou 11 anos. Pois nunca me senti adequada o suficiente para o que o mundo me cobrava e cobra. Principalmente a minha família, que me cobra tanto e acaba me sufocando. O problema é que querem tudo do jeito deles, hoje, mesmo eu já estando com 21 anos, eles ainda não me dão poder de escolha em muitas situações. Tenho maturidade o bastante para saber o que quero, sou um ótimo exemplo de filha, faço tudo que posso parar tentar chegar perto do que esperam de mim. Só que não sou perfeita também. Sou extremamente fraca, me sinto muitas vezes indefesa, fico perdida e me perguntando, “pq tive que nascer?” É tudo tão difícil de se lidar, pessoas que convivem cmg há anos, acham que me conhecem e me julgam de forma totalmente equivocada. Isso me corroe por dentro. Só me julgam maaaal, o tempo inteiro. Não tem a capacidade de reconhecer meus esforços. Durantes esses anos da minha vida, já tentei cometer suicídio umas 2 vezes pra valer, tomando veneno mas não surgiu efeito, Depois quase tentei me enforcar, mas como tinha que ser escondido e sempre tem gente em casa, não consegui concluir. Enfim, ainda estou nessa luta e sei que mais cedo ou mais tarde eu irei atingir esse meu objetivo. Eu compreendo, cada um das postagens acima, A vida nos cobra demais, e muito infelizmente como nós, sentem-se fracos para atender a tantas cobranças.

  10. Romário

    Eu só vivo ainda por que tenho dó de minha família,porém eu não gosto desta vida ,acho que preciso morrer para ir em busca de paz e tenho uma timidez exessiva e não consigo conviver com as pessoas ,pois tenho muita vergonha.Só vivo tentando desaparecer e eu odeio conversar com estranhos,pois fico com mais timidez ainda.Não consigo arrumar uma namorada pois tenho vergonha de conversar.Sempre fui um cara muito inteligente na escola ,mas isso não me faz feliz.Pois eu fico me perguntando porque existo.E sou sempre triste profundamente,vai chegar um ponto que vou desistir.Só ando de cabeça baixa e não consigo olhar para os lados ,pois tenho muito medo de errar.E acredito que não posso mudar isso.

  11. Maria clara

    Identifico muito com vcs, pq nao sou uma pessoa feliz tbm, ja passei por muitas coisas, meu pai é dependente quimico, ja usou todo tipo de droga, mas minha mae nao entende que tudo q eu queria ter era atençao, carinho, como nunca tive, me sinto pra baixo sempre, ela só olha o lado dela de como ta tudo ruim em casa, ela me fala q sempre fiz inferno na vida dela. Isso doi muito, pq sempre vou amar ela de qualquer jeito,mas ela ta demais. Nao procura saber se eu estou bem ou o meu irmao q hoje tbm fuma bebe, sabe se la o q mais. Sinceramente, nao dou conta mais de suportar essa barra, é dificil.

    1. Anastacia

      Maria Clara, compreendi sua situação. Já pensou em sair de casa ? Aguente só mais um pouco ache um meio de ganhar dinheiro e sai desse Egito. Tenha força e determinação, lá na frente você quer se vangloriar por ter sido forte, valente e dona da sua vida ou não ter tentado nada ? Ter uma boa relação com a família e a mae principalmente é a melhor coisa mas quando ja tentamos a convivência e tudo está errado a gente tem que ” levantar da mesa ” e meter o pé. Ruim ja está, tente antes de desistir.

  12. tragedia

    to cansada de tentar lutar por essa vida sem sentido eu só queria deitar e não acordar mais a vida e e muito difícil pra mim eu não to achando outra saída… só não fiz nada ainda por causa da minha mãe mais eu to cansada.

  13. mente diabólica

    Não sei como fui me tornar uma pessoa assim atualmente, mas creio que foi por causa das minhas decepções e me tornaram assim… Na minha infância eu era tão feliz, tudo era tão simples e claro. Mas depois que meus entes queridos faleceram no começo foi minha mãe, com meus 12 anos, depois minha avó e meu avô, nisso eu tinha 14 anos e esse ano foi o meu pai. Nesse decorrer de tempo eu fui sofrendo perfurações mentalmente, isso não é nenhuma crise da adolescência, mas sim um sério problema sentimental, hoje em dia eu perdi a fé em tubo, me tornei até um ateísta porque meus familiares adoravam há um deus que os protegia segundo eles, mas na hora final esse “deus” os largou, mas mudando de assunto… hoje com 16 anos sofro com isso até hoje, já tentei suicídio 2 vezes mas não consegui ter sucesso. Já fumei, bebi me droguei apenas para esquecer das lembranças que perturbam minha cabeça, já me cortei e tudo. Mas esses dias eu arranjei uma briga, eu espanquei o rapaz, e eu adorei vê-lo assim, eu adorei. Atualmente não sei o que fazer, mas eu sei de uma coisa desse ano eu não passo! Fiz várias pesquisas e finalmente achei um suicídio agradável, todas as lembranças do meu passado horrível, das pessoas que perdi, dos meus amores incompreendiveis, simplesmente jogados na lata do lixo, agora vão fazer sucesso vou finalmente dá adeus ao mundo que me deu tantas angústias, mágoas e a certeza de mais um desvalido sem razão para caminhar dê novo para a estrada da vida. E sim cair no abismo do sono profundo, porque o verdadeira suicida nunca quer acabar com à vida, mas sim com a dor que sente porque dentro.

    Espero que alguém me compreenda e não me julgue,apenas vim me abrir, porque esse tempo todo isco todo ficou guardado em mim. Eu apenas guardava, e enterrava dentro da terra, mas hoje depositei aqui. Adeus!

    -Apenas mais uma alma que se perdeu na própria escuridão.

    1. Paulo

      eu te compreendo. Também quero acabar com a dor, não com a vida. Sei que é pedir muito, mas essa solução que encontrou na sua pesquisa, qual é? Também quero ter a certeza que não me recuperam para esta vida sem sentido, sem amor, sem companhia, sem futuro.

  14. Acordar, trabalhar, trabalhar e deitar, todos os dias a mesma coisa, e sempre deitar não tendo terminado todo o trabalho e afazeres do dia, só acumulando cada vez mais, tornando a rotina sua eterna prisão, sua vida que achava você achava livre, feliz, você percebe que é tudo utopia, que um dia é igual ou pior que o outro, você não consegue mais entender o por que faz isso todo dia, mas tem que continuar fazendo, afinal, você não tem escolha, e você sabe que não é só com você, é com todos, então se pergunta todos os dias, qual a razão, qual o sentido da vida? Se ela é repetitiva, se repete a cada 24 horas, você vê que a vida se resume a nada, pois não esta valendo a pena a viver dessa maneira, afinal você não esta vivendo, simplesmente esta seguindo o fluxo, mas não é o que você esperava da vida. Então por que não? Por que não tirar esse peso de você? Por que não acabar com essa rotina? Afinal a vida é sua não é mesmo? Mas ai as pessoas dizem, não pense assim, pense em Deus, ore, Ele vai te ajudar. Fala sério, vai mesmo? Que Deus é esse que vê seus filhos morrendo de fome, sendo estuprados e mortos, que Pai é esse que se existe parece sempre estar de férias. Que Deus é esse que joga os problemas na vida das pessoas pra depois vc ter que orar pra ele lhe ajudar a resolver? Não, não creio, sim hoje em dia sou Ateu, mas não é isso, que me desmotivou da vida, simplesmente a vida perdeu seu total sentido, ainda estou aqui não é por mim, é pelo meu filho de 1 ano, é por ele que ainda estou persistindo na vida, se não fosse ele…. tchau mundo cruel;

    1. Anastacia

      Seu filho precisa de um pai ? Sabe como é complicado viver sem um? Eu compreendo mas ja tentou sair mesmo que sozinho ? Sai, bebe, observe as pessoas, conheça alguém. Faça uma família! Você não é a pior pessoa do mundo alguém pode te amar a ponto de preencher seus espaços vazios se você se permitir, pense no seu filho como será bom ver ele crescendo e caminhando pela vida tenha força para mostrar para ele como deve se viver, não precisa acreditar em Deus ou em destino, mas a vida fica melhor quando temos amor e alguém conosco. Mas também não se conforme com uma vida de rotina. Sai, ver o mundo é assim de repente você começa a voltar a ver graça nas coisa da vida ( namore também)

  15. Jonas Oliveira

    Minha vida é uma merda! Eu sinto ter mt força para superar problemas grandes, mas o grande problema é nunca encontrar a paz nessa existência, ainda mais sendo cercado por gente q leva uma vida sem sentido em várias formas, com tendência inconsciente à infelidade. Sou mais um fruto sem culpa de ter tido a miserável sorte de nascer entre vermes.

    1. Anastacia

      Compreendo essa situação também, mesmo que tudo indique que você vai ser infeliz você não pode aceitar isso, você é o dono da sua vida e só voce pode escolher se vai ser feliz ou não eu sei que é muito difícil mas basta aguentar mais um pouco e sair desse Egito, vai viver sozinho, tenta achar alguém ( ou não ), descobre algo que goste e vai lá e faz nem pensa muito, porque se ja está tudo uma merda tenta algo novo. Tenta na loucura antes de desistir. ( Mas eu compreendo )

  16. Paulo

    Boa noite,

    Nem sei por onde começar…mas para quem condena que pensa ou comete suicídio será bom ler o que aqui vou escrever.

    Tenho 55 anos. E há 3 anos que estou a sofrer.

    tenho um problema na coluna que não me deixa trabalhar. Não tenho reforma nem qualquer tipo de rendimento. A minha mãe é que suporta as minhas despesas. Mas ela está no fim da sua vida. Está muito doente. Não tenho mais familiares.

    Este problema na coluna não me deixa fazer nada. Dor crónica e incapacitante.

    A juntar a isso tenho mais 3 problemas de saúde.

    1 – Devido a uma depressão crónica fiquei impotente em termos sexuais.
    2 – Sofro de insónias apesar de uma toneladas de comprimidos que tomo ao deitar. Durante o dia, quando me consigo levantar sou um zombie.
    3 – Tenho um problema crónico na boca. Seca, ardente. Como se tivesse algo morto na boca é a sensação que tenho 24 horas por dia.

    O que isto faz?

    Não tenho vida social. Não saio de casa, não convivo.

    Não tenho, e não posso vir a ter, amor, carinho ou companhia. Não tenho futuro.

    Há 4 anos que não sei o que é ter uma mulher perto de mim.

    Agora digam-me como é possível continuar a viver (sobreviver ou vegetar) assim?

    Se cometer suicídio digam-me por favor…isto é ser fraco? é ser cobarde? é ser egoísta?

    Sempre fui uma pessoa que nunca dependeu de ninguém. Comecei a trabalhar ao 15 anos. Casei aos 23. Fui pai aos 25. E agora sou um dependente? Não consigo suportar a dor interior.

    Posso ser condenado se quiser colocar um ponto final a uma situação sem resolução?

    Se alguém me puder dar um ideia, um rumo que possa seguir, estou disposto a lutar.

    Já procurei muita ajuda mas em vão.

    Peço desculpa pelo desabafo.

    obrigado

    1. Rodrigo

      Não amigo isso seria muita coragem…mais vamos lá, pensamentos suicidas são causados por depressão, vários fatores podem causar depressão traumas, abandono, perda, deficiência de algumas químicas do organismo, um dos maiores causadores de depressão são, álcool mesmo que em pequena quantidade , remédios, como os própios antidepressivos maioria das pessoas que tentam suicídio fazem uso de medicamentos psiquiátricos, alcool, cocaína ,evite ao máximo tratamento pissiquiatrico ,psiquiatras drogam pessoas remédios pissiquiatricos levam a dependência química ,e a depressão você precisa de ajuda, existe uma irmandade sem fins lucrativos chamada ( NA neuróticos anônimos ) la você vai encontrar pessoas como você onde umas ajudam as outras, essas pessoas unidas fazem milagres lá eles vão te ajudar.a preecher seu vazio

    2. Débora Brum

      Paulo me identifico com vc , tbm ja busquei diversos. ambos sem soluçao, que sabe conversar ajuda, me sinto fraca e preciso converd=sar om pessoas que passam pelos memos problemas que eu.

    3. Anastacia

      Eu sinto muito, as vezes desistir é um ato de bravura e não fraqueza, co o é triste sua situação e admirável que um homem mesmo passando por tudo isso continuou resistindo bravamente.

  17. Rodrigo

    Pensamentos suicidas ,,são causados por depressão, os maiores causadores de depressão são os propios (antidepressivos) (calmantes), álcool mesmo que em pequena quantidade, traumas ou deficienciencia de alguma química do organismo, infelizmente a pissiquiatria só piora a depressão, pessoas com tendências suicidas devem procurar uma irmandade de homens e mulheres ,chamada NA, NEURÓTICOS ANÔNIMOS tive varias tentativas de suicídio passei por muitas clinicas pissiquiatricas, fiz uso de muitos medicamentos, nada funcionava fui pra NA Neuróticos anônimos , parei com medicamentos durmo bem, não penso mais e suicídio, nem tenho mais depressão.

    http://www.neuroticosanonimos.org.br/

  18. Re

    Quero saber um metodo para ir embora deste mundo, porque para sobreviver aqui tem que ser desonesto extremamente egoista e ter malandragem coisas que com os meus 42 anos de idade nao consigo tenho uma filha linda que depende somente de mim e acredito que a minha vida pode atrapalhar a dela porque nao tenho muita sorte sabe!
    por amor a ela decidi morrer…sumir definitivamente por favor me ajudem !

    1. Anastacia

      Não quero lhe julgar nem nada, mas se sua filha depende de você como você vai deixar uma jovem no mundo sozinha ? Você mesmo ja acha difícil o mundo imagina uma jovem, o fato de as coisas estarem difícil para você não quer dizer que isso vá influênciar em como a vida vai ser para ela, tente reencontrar suas razões para viver, por favor. Vai doer muito mais perder a mãe do que enfrentar uma fase difícil junto a ela, busque ajuda por favor, tenta sair, fazer algo, namorar talvez. Mas se reencontre, voce merece isso e deve isso a ela procure ajudar !

  19. Marcelo Mendonça

    Para quem pensa em suicídio, sugiro que leiam urgentemente o livro denominado Suicídio: Falsa Solução, de Alírio de Cerqueira Filho. Esclareço que eu também sofro de depressão, e já pensei muito em suicídio, No entanto, depois de ler esse livro mudei de ideia rapidinho. Independentemente de convicções religiosas, os relatos trazidos no livro são muito impressionantes. Potenciais suicidas, não deixem de ler o livro, e caso queiram ainda assim consumar o ato, pelo menos terão consciência do que lhes aguardam. Repito: eu também sofro de depressão, e gostaria também de pôr fim a essa vida, no entanto, jamais arriscarei, pois mesmo não tendo certeza de que os relatos do pós-suicídio são verdadeiros, eles são graves demais para se arriscar.

  20. Li o artigo e os comentários e vi que muitos pensam em suicídio. Outros não o fazem por medo. Tanto é verdade que procuram uma forma indolor e dormindo. Outros temem um pós morte terrível de punição (o que francamente é zero chance de acontecer). Porém é certo uma coisa: a dor, o sofrimento, a vergonha, a humilhação, o medo, a angústia, e tudo mais de ruim que te acomete vai continuar e talvez até aumentar. A verdade é que a pessoa deve se tornar um zumbi, um morto vivo, alguém que não tem consciência do que acontece, viver como se estivesse drogado constante para não perceber isso. As drogas mentais são muitas e variadas, que vão desde uma suposta vitória na vida financeira a uma religião ou crença. É impossível alguém ser feliz nesse planeta. Aqueles que invocam isso são pessoas alheias a realidade. Também penso em suicídio. Tenho 41 anos. Já fiz tratamento psicológico e psiquiátrico, Gastei uma pequena fortuna com esses tratamentos. Nada resolveu. Perdi minha família, minha empresa, meu padrão de vida e hoje estou aos pedaços. Sem energia e sem saúde nenhuma para recomeçar. Procurei remédios para matar-me. Entrei em contato com supostos vendedores da droga do suicídio, mas nada. Penso em enforcar-me, ou pular do prédio onde trabalho. Posso também lançar o carro em alta velocidade em um obstáculo e sem cinto e ver a morte chegar. Penso em comprar uma arma, mas tudo é difícil. Só sei que quero me matar já faz algum tempo, sempre penso é hoje, mas aí depois de uma tentativa frustrada eu desisto. Penso que talvez algum deus misericordioso me conceda a morte enquanto durmo, eis que peço isso em oração todas as noites. Mas nada acontece. Aí me inclino ao ateísmo. Penso em ver TV para distrair a mente e só vejo notícias horripilantes. Me pergunto então por que insistir na vida? Não tenho filhos. Não tenho mais esposa. Não tenho sequer animal de estimação. Não tenho mais nenhum bem. Vivo do trabalho. Minha renda é pouca. Dá para o básico. Devo vários bancos, uma vez que a perda de renda foi abrupta e repentina o que inviabilizou qualquer planejamento. Então eu pergunto: procurar ajuda? Onde? Não vejo como. Ao pesquisar sobre combinações de remédios para suicídio o que queremos? Queremos uma morte limpa (nada de espedaçamento do corpo, sangue, cenas impensáveis), e serena. Por que? Primeiro pelo medo e segundo por que já sofremos de mais. Mas isso não me parece até agora possível. Continuarei pesquisando. E quando descobrir não mais comentarei em blogs e páginas sobre o assunto, pois não mais existirei.

  21. Cristiane Gomes

    O homem é propício ao vazio, da busca da felicidade ou até do basta quando percerbe que tudo fugiu do seu controle…no mundo tereis aflição,mas tende bom ânimo pois eu venci o mundo..disse Jesus..você petgunta:Por que sofro?…sofremos por causa do pecado,mas Jesus pagou o preço pra te vet livre,livre de quê?…da morte,da tristeza,da falta de fé,das doenças,enfim,de tudo q te paralisa….então viver com Cristo é mar de rosas?..vc o aceita hj,mas não significa q tudo vai desaparecer,mas a algo novo…vc vive o hj sem medo, tem discernimento e equilibrio pra enfrentar as lutas e saber q Deus é contigo e vc vai superar o impossível….que lucro eu tenho?…esperei com paciência no Senhor!!…esse é o segredo,não espere no outro,espere em Deus…ele sabe do seu sofrimento,vc não tá só…Creia q Deus tem um propósito pro homem,q é a vida em abundância…fique na paz!!

  22. carolayne

    Na minha opinião viver não é nada ,as pessoas vivem pra sofrer perder as pessoas a amam ver as desgraças que acontecem hj em dia no mundo..A vida e uma forma irônica onde poucos se adpitam a ela talvez pq o senso de muitas pessoas são diferentes ,Os problemas pessoais começam sempre em casa onde em vez de ajuda diálogo as pessoas recebem so patadas, despresos repressões. …O mundo e dos injustos onde 10 injusto vale mais q 1 homem ou uma mulher digna e justa …Hj em dia um vagabundo mata e fika em pune ,mas ruas cometendo os mesmos crimes..As pessoas ganham segunda chance mais São poucas que sabem usalas …Então se vc está vivo agora agradeça a Deus, se vc come todos os dias,anda,consegue ver agradeça a Deus ,a vida e passageira ,devemos dar tempo ao tempo e não terminar com ela antes do tempo de Deus ..Quem estiver precisando de ajuda e quiser desabafar deixá o número do whatsapp que eu entro em contato e tendo ajudar ..Não esqueça Jesus te amo e morreu por vc

  23. Victor

    Preciso de ajuda . não aguento mais um dia ,está fardo está muito pesado todos me deram as costas , todos riem de mim se sentem bem em me ver mal .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s