Trabalho sobre macacos premiado pelo ISPA

O investigador Ricardo Gil da Costa vai recebeu o prémio de Investigação do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), graças a um trabalho em que provou que os macacos têm mecanismos cerebrais na área da linguagem semelhantes aos existentes nos humanos.

Estas conclusões deste trabalho foram alcançadas através da análise das várias áreas cerebrais do macacos através da imagiologia cerebral funcional, uma técnica que permite saber qual a parte do cérebro que está a processar uma determinada tarefa.

Esta técnica foi adaptada ao macaco Rezos, que tem um repertório de dez a 12 vocalizações diferentes associadas a determinados acontecimentos como assinalar comida, aviso de predadores e estabelecer hierarquias.

Foram gravadas as vocalizações do dia-a-dia deste macaco, às quais foram adicionadas gravações de controlo como a de instrumentos musicais e sons construídos por computador.

A ideia era depois distinguir as reacções do cérebro face a diversos sons, nomeadamente saber se, em termos neurológicos, o macaco conseguia associar um som a uma imagem, tal como faz o humano.

Com esta experiência, o investigador provou que esta capacidade não é exclusiva dos humanos, como até agora era crença da comunidade científica, que acreditava que só o humano tinha um sistema de simbologia abstracto.

Este estudo demonstrou que, face às diversas vocalizações, determinadas áreas do cérebro do macaco eram activadas, nomeadamente as do conhecimento visual, que permitem processar informações como a cor, forma e parte emocional.

Assim, provou-se que o macaco cria uma imagem cerebral perante o que se ouve, o que fará com a partir de agora se considere que a linguagem não é uma condição prévia para esta representação de imagens cerebrais ou então que os macacos têm esboços de uma espécie de pré-linguagem.

Fonte: TSF.

Advertisements

One thought on “Trabalho sobre macacos premiado pelo ISPA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s