Ruído nocturno pode fazer subir tensão arterial durante o sono

O ruído nocturno produzido por aviões, pelo trânsito rodoviário ou pelo ressonar pode aumentar a tensão arterial de uma pessoa, mesmo sem a despertar, revela um estudo publicado no European Heart Journal.
Para chegarem a esta conclusão, investigadores do Imperial College de Londres e de outras instituições europeias monitorizaram o sono de cinco mil voluntários residentes perto de seis grandes aeroportos europeus. Os cientistas verificaram que a tensão arterial dos voluntários aumentava significativamente quando estes experimentavam um «acontecimento nocturno» – um ruído superior a 35 decibéis.
«Algumas elevações da pressão arterial pouco explicadas estão ligadas a perturbações no sono», disse à TSF o director do serviço de Cardiologia do Hospital Amadora Sintra, frisando que o «sono é um mecanismo de protecção do organismo extremamente importante».
Victor Gil sublinhou que «quando o sono não é absolutamente repousante, a pessoa por vezes acorda com a sensação de estar mais cansada do que quando se deitou», o que tem «implicações para a Saúde».
Para o médico, é evidente que a pressão arterial está associada ao risco de doenças cardiovasculares, mas «não é demonstrado neste estudo» que «o ruído eleva a pressão arterial e que nesses doentes vai haver maior risco cardiovascular».
O estudo agora divulgado insere-se num projecto europeu de quatro anos e envolve mil voluntários residentes perto de seis grandes aeroportos, entre os quais os de Berlim, Atenas e Estocolmo.
Em Portugal, o Regulamento Geral do Ruído, em vigor desde Maio de 2002, proibiu aterragens e descolagens durante a noite, nomeadamente nos Aeroportos de Faro, Açores e no da ilha madeirense de Porto Santo.
Nos aeroportos de Lisboa Porto e Funchal, o número de voos é limitado entre a meia-noite e as 6:00 horas.

Fonte: TSF.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s