Existem 25 milhões de toxicodependentes no mundo

Vinte e cinco milhões de pessoas são dependentes de drogas no mundo, avançou hoje o director do gabinete das Nações Unidas contra a droga e o crime, ONUDC, estimando que o consumo de estupefacientes é um problema ainda por resolver a nível mundial.

No primeiro dia de uma reunião da comissão de estupefacientes em Viena, Áustria, Antonio Maria Costa indicou que menos de 0,5 por cento da população mundial é dependente de drogas, o equivalente a 25 milhões de pessoas, contra cinco a seis vezes mais que o número de dependentes do tabaco ou álcool. Ainda de acordo com o ONUDC, anualmente ocorrem 200 mil mortes associadas ao consumo de narcóticos, cerca de dez vezes menos que as causadas pelo álcool e 20 vezes menos que as resultantes da dependência do tabaco.

Na sua intervenção, o director do ONUDC defendeu o reforço das políticas de segurança na luta contra a droga, insistindo na necessidade de se apresentar uma alternativa aos agricultores que cultivam coca ou cannabis, dando como exemplo os projectos desenvolvidos na Tailândia, e de se apostar em políticas de prevenção.

“Num período de dificuldades financeiras, a segurança pública recebeu mais meios, em detrimento da prevenção e dos tratamentos (o rácio é de três para um em média). Receio que se concentre nas vitórias a curto prazo, como as apreensões e as detenções, que reduzem o problema, enquanto a prevenção e os tratamentos resolvem o problema”, defendeu Antonio Maria Costa.

Fonte: Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s