Escrever ‘pode aliviar stresse de pacientes com cancro’

Um estudo realizado com pacientes que sofrem de cancro sugere que escrever sobre os medos relacionados com a doença pode aliviar o stresse dos pacientes. A pesquisa, publicada na edição desta semana da revista científica The Oncologist, foi realizada com 71 pacientes que sofriam de leucemia ou linfoma em uma clínica especializada em Washington D.C, nos Estados Unidos.

A pesquisadora Nancy Morgan, que liderou o estudo, pediu para os pacientes para responderem a um questionário sobre como a doença havia afectado as suas vidas e como se sentiam com as mudanças que enfrentaram depois do diagnóstico. Depois de três semanas, 53% dos participantes afirmaram que o exercício mudou as suas opiniões sobre a doença, enquanto 38% se sentiram diferentes em relação à sua condição. “Pensamentos e sentimentos ou processar de forma cognitiva as emoções relacionadas ao cancro são elementos essenciais neste exercício. Escrever apenas sobre os factos não traz nenhum benefício”, disse Morgan.

Segundo a pesquisadora, apesar de não ter provas concretas sobre o impacto directo do exercício da escrita nos pacientes, os benefícios da terapia já mostraram que a prática pode ser integrada no programa de clínicas especializadas. “Fico satisfeito por tantos pacientes interessados neste tipo de terapia”, disse Bruce Cheson, director da clínica Lombardi Center, onde o estudo foi realizado.

Fonte: BBC Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s