Estudo: Ciclo menstrual afecta êxito em deixar de fumar

As mulheres que tentam deixar de fumar nas duas semanas que antecedem a ovulação têm um maior risco de fracassar, de acordo com um estudo da Universidade de Minnesota, nos EUA, que acompanhou um grupo de mais de 200 mulheres.

Metade do grupo analisado tentou deixar de fumar nas duas semanas anteriores à ovulação e a outra metade nas duas semanas seguintes. Após 30 dias, 86% da primeira amostra falhou na tentativa de superar o vício e fumou, pelo menos, um cigarro.

Na segunda amostra, apenas 66% das mulheres falhou o objectivo. Cada um dos períodos, segundo os investigadores, é marcado por diferenças nas hormonas produzidas pelo corpo, mas não foi possível definir a origem das diferenças em relação à tentativa de deixar o tabaco.

Uma hipótese adiantada é que a diferença hormonal, ligada às diferentes fases do ciclo menstrual, pode afectar a gravidade dos sintomas gerados pela abstinência de nicotina, já que, como já é do senso comum, as hormonas são conhecidas por afectarem também o humor feminino.

De acordo com os cientistas, as hormonas podem até ter um papel na velocidade pela qual a nicotina é removida da corrente sanguínea, segundo as suas conclusões, que publicaram na revista especializada Addiction.

Fonte: Diário Digital.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s