Saúde: mau cromossoma 22 é causa de distúrbios psiquiátricos

A ausência ou mau funcionamento de uma região do cromossoma 22 pode ser a causa de distúrbios psiquiátricos, como a esquizofrenia, problemas cognitivos e de comportamento, segundo uma investigação da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Publicado na revista britânica «Nature Genetics», o estudo indica que a ausência dos genes está relacionada com a ansiedade, depressão, hiperactividade, autismo e dificuldade de memória.
Os cientistas sustentam ainda que este distúrbio genético está na origem de um a dois por cento dos casos de esquizofrenia.
O estudo mostra também que cerca de 30 por cento dos indivíduos com esta falha nos genes desenvolvem a doença.
A partir de experiências com ratos de laboratório nos quais foram suprimidos os genes que controlam as mesmas funções da região do cromossoma 22 no homem, os cientistas detectaram nos animais distúrbios de comportamento.
Segundo os cientistas, os genes suprimidos do material genético dos ratos controlam processos bioquímicos do cérebro, por isso a sua ausência origina falhas biológicas que causam doenças mentais.

Fonte: Diário Digital / Lusa.

Advertisements

5 thoughts on “Saúde: mau cromossoma 22 é causa de distúrbios psiquiátricos

  1. Tenho uma filha a quem faltam estes genes—descobrimos apenas porque outro filho se interessou por isso. Nenhum dos mil médicos dela foram capazes de diagnosticar esta patologia.

    Logo que apauraram esta falha tiveram o cuidado de dizer à propria o que ela tinha em falta

    Depois disso ela manifestou tendencia a falar disso por tudo e por nada para justificar o que fazia

    Não seria melhor manterem apenas os familiares informados ?

    digam-me alguma coisa

    Muito obrigado
    Eduardo Santos

    1. A Ovelha Perdida

      É uma questão do domínio da Ética. Se a sua filha era menor na altura dos factos é uma atitude condenável. Se era maior, então tinha direito à informação sobre a sua própria saúde, pois é um assunto que lhe diz respeito.
      b.

      1. Eduardo Santos

        Se estas pessoas tem comportamentos desviantes, porque acha que deve ter acesso ao conhecimento do seu caso ?—eu acho que essas pessoas não deviam ter acesso ao conhecimento já que noto habilidade para fazer disparates, e depois escudar-se com a sua patologia. É muito complicado controlar a minha filha—eu penso que para ela não fazer disparates tem de andar sempre acompanhada. O que mais me confunde é ela dar a entender que sabe bem do seu caso, até diz que acha que não deve ter filhos porque podem vir doentes. Uma pessoa que faz tolices a toda a hora , e diz isto, deixa-me totalmente incapaz de analisar porque tanto a vejo a ser razoavel como a dizer tolices, ou coisas cheias de realismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s