Obesos com mais probabilidades de sofrer problemas psiquiátricos

Um estudo publicado no jornal “Psychosomatic Medicine”, envolvendo mais de 40 mil norte-americanos, revela que as probabilidades de um adulto sofrer de desordens psiquiátricas – depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mentais – são maiores quando o indivíduo tem peso a mais, podendo mesmo duplicar.

Nancy M. Petry liderou a equipa de investigadores do University of Connecticut Health Center, em Farmington, que analisou um inquérito governamental a 41654 adultos que receberam assistência devido a problemas psiquiátricos recentes ou já antigos. Conclusão: os adultos obesos têm maiores probalidades sofrerem de depressões profundas ou moderadas, de desordens relacionadas com ansiedade, como pânico e fobias, de episódios de alienação, de abuso de álcool e de desordens na personalidade, como transtorno obsessivo-compulsivo e paranóia.

Os investigadores também concluíram que os adultos pré-obesos são mais propensos a sofrerem de problemas relacionados com a ansiedade do que as pessoas com peso normal. Contudo, segundo a Reuters, não ficou claro como é que o excesso de peso pode levar a problemas de saúde mentais. O uso de medicamentos psiquiátricos que causam aumento de peso não explica as conclusões.

Factores comportamentais, biológicos e genéticos podem interferir na relação entre peso e saúde mental, consideram as investigadoras. Para Nancy M. Petry, as ligações entre alguns problemas psiquiátricos e o excesso de peso podem apontar para “desregulações comportamentais”, nas quais as pessoas combatem o stress fazendo tudo em excesso, inclusive comer.

O consumo de alimentos também pode ser um “reforço condicionado” em pessoas que normalmente comem como resposta à ansiedade, ou seja, até os episódios menos significantes de stress possam levar à sobrealimentação.

Dados do estudo

Título: Overweight and Obesity Are Associated With Psychiatric Disorders: Results From the National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions
Publicação: Psychosomatic Medicine, publicado on-line a 31 de Março de 2008, republicado em papel em Maio de 2008, volume 70, páginas 288 a 297
Autores: Nancy M. Petry, Danielle Barry, Robert H. Pietrzak e Julie A. Wagner

Fonte: Público.

One thought on “Obesos com mais probabilidades de sofrer problemas psiquiátricos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s