Modelo computacional consegue prever palavras

O estudo desenvolvido por um cientista computacional e por um neurocientista cognitivo da universidade norte-americana baseia-se na utilização de dados provenientes de imagens de ressonância magnética para o desenvolvimento de um modelo computacional, capaz de prever os padrões da actividade cerebral relacionados com algumas palavras.

Segundo o portal VNUNet o estudo iniciou-se com a criação de um modelo com padrões relativos a 60 palavras divididas por categorias como animais, edifícios, roupa ou veículos.

Além destes padrões foram analisados vários textos onde as 60 palavras apareciam relacionadas com 25 verbos associados a funções sensoriais e motoras.

Ao combinar esta análise com a informação captada através da monitorização da actividade cerebral os investigadores conseguiram prever os padrões de actividade do cérebro para uma enorme quantidade de novas palavras.

De acordo com os investigadores, nos casos em que os padrões de activação do cérebro eram conhecidos a eficácia da previsão feita pelo modelo computacional era «significativamente melhor do que se fosse uma hipótese».

Tom Mitchell, um dos autores do estudo, acredita que o projecto foi capaz de identificar «um número relativo de blocos básicos utilizados pelo cérebro para representar a compreensão».
«Combinados com métodos computacionais que capturam a compreensão de uma palavra através da forma como é utilizada num ficheiro de texto, estes blocos podem ser utilizados para prever padrões de activação neuronal para qualquer nome», conclui.

Fonte: SOL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s