Maconha na gravidez pode afectar desenvolvimento do cérebro do feto

Fumar maconha durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê, afirma um estudo feito por pesquisadores escoceses.

O estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, também afirma que alguns remédios vendidos em farmácias – como para tratamento de obesidade – também poderiam ter efeito no cérebro do feto.

O trabalho analisa a importância de moléculas produzidas naturalmente no cérebro e como algumas células nervosas se reconhecem e se conectam umas às outras.

As moléculas do cérebro endocanabinóides teriam uma função semelhante ao tetraidrocanabinol (THC) da maconha, afetando os mesmos receptores e sinalizando os mesmos sistemas no cérebro.

Qualquer agente que afete essas moléculas pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro, segundo o estudo.

“Nossas descobertas apontam que a integridade deste sistema de sinalização deveria ser mantido e não perturbado para que o cérebro se desenvolva normalmente”, diz o professor Tibor Harkany, que participou da pesquisa.

“Qualquer coisa que interrompa este processo, como fumar maconha ou usar algumas drogas que afetam o sistema de sinalização, poderia afetar a funcionalidade do cérebro.”

Pesquisas anteriores mostraram que filhos de mães que usaram maconha durante a gravidez tinham tendências maiores de desenvolver problemas com atividades físicas.

A pesquisa foi conduzida com ratos de laboratório e foi publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: BBC Brasil.

3 thoughts on “Maconha na gravidez pode afectar desenvolvimento do cérebro do feto

  1. Veronica S. Belveder

    Olá, uso maconha todos os dias há quase 5 anos. Quero engravidar e gostaria de saber quanto tempo antes de começar a tentar devo para de fumar para não ter nenhum resquício da cannabis no meu organismo para não ter nenhum prejuízo ao feto?

    Obrigada.

    1. Veronica S. Belveder

      Já que ninguém responde, fui procurar a resposta em outro lugar! Para quem possa interessar: leva até 3 meses para sair qualquer traço de THC do organismo. Tenho uma amiga que fumou sem saber que estava grávida nos dois primeiros meses. O bebê dela nasceu com um tumor cerebral e teve que fazer 4 cirurgias e quimioterapia, ficou com sequelas. O pior período para se fumar é no primeiro trimestre. Então mamães, façam essa força para seu filho nascer saudável e feliz! Eu, muito tempo antes de tentar engravidar já estou parando, e se eu consegui, vcs tb conseguirão. Boa sorte à todas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s