Surdez certa para quem usa MP3 com alto volume

Uma hora por dia durante cinco anos e com muitos decibéis: quem ouça música assim e também com recurso a auscultador corre o risco quase certo de ficar com o aparelho auditivo seriamente danificado. Quem o diz são peritos europeus, a quem a Comissão pediu para avaliar os novos riscos em matéria de saúde.

A surdez será o futuro de milhões de europeus, particularmente os jovens de agora, devido ao uso de equipamentos de reprodução de som portáteis, telemóveis incluídos. “Eles vão sofrer perdas auditivas irreversíveis se regularem o som para níveis elevados e usarem os aparelhos durante mais de uma hora todos os dias da semana, pelo menos durante cinco anos”, avisa o Comité Científico dos Riscos Sanitários Emergentes e Novos.

Calcula-se que entre 50 a 100 milhões de europeus oiçam música através de auscultadores. Os que o fazem com mais frequência e regulando os aparelhos para níveis altos de decibéis poderão ser entre dois a dez milhões. É essa a faixa mais em risco de surdez adquirida.

Uma norma de segurança europeia proíbe que os MP3 e outros portáteis ultrapassem o nível sonoro dos 100 decibéis, margem ainda pouco segura. O aviso europeu admite a necessidade de revisão destas normas.

Fonte: Jornal de Notícias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s