Um em quatro fumadores ou ex-fumadores sofre de obstrução pulmonar

Um em cada quatro fumadores ou ex-fumadores tem obstrução pulmonar, podendo vir a desenvolver a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que é já a sexta causa de morte em Portugal, afectando mais de 500 mil portugueses.
Os dados, hoje revelados à Lusa, constam de um estudo elaborado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia e pela Iniciativa Global para a DPOC, que teve como objectivo avaliar na população residente no continente a presença de sintomas respiratórios.
O estudo foi realizado ao longo de um ano e consistiu no rastreio a mais de cinco mil pessoas com mais de 40 anos em empresas públicas e privadas de todo o país.
A unidade móvel de rastreios à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica percorreu mais de 20 mil quilómetros entre Maio de 2007 e Maio de 2008.

Os resultados indicam também que “os fumadores e ex-fumadores continuam a ignorar os principais sintomas das doenças respiratórias, mesmo quando se tornam incomodativos, limitativos e frequentes”, salientou a pneumologista Cristina Bárbara, coordenadora do estudo.
Cerca de 56 por cento dos rastreados referiu ter dispneia (falta de ar) 23 por cento referiram ter tosse com frequência, 11 por cento dos quais durante mais de 3 meses por ano, e 23 por cento referiram ter expectoração, 12 por cento dos quais durante mais de 3 meses por ano.
Esta avaliação, segundo a coordenadora do estudo, foi efectuada através de espirometria, designação técnica do exame que permite o diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
Ao longo da campanha foram realizadas 5.324 espirometrias, 2.808 no sector público e 2.516 no sector privado.
Neste estudo participaram 4.210 homens e 1.105 mulheres, com a média de idades a rondar os 50 anos. O estudo incluiu empresas privadas – de ramos tão diferentes como indústria têxtil, comércio, indústria metalúrgica, serviços – e instituições públicas de saúde – hospitais, centros de saúde e unidades de saúde familiar.

Outros dados desta avaliação revelam que apenas 10 por cento dos rastreados tinham consultado um médico por causa de uma alteração respiratória e que os hábitos tabágicos foram semelhantes entre o sexo feminino e masculino, verificando-se que a população analisada que deixou de fumar o fez, em média, por volta dos 40 anos.
A iniciativa permitiu detectar casos de obstrução pulmonar, assim como informar a população sobre esta doença crónica e silenciosa.
Sendo a sexta causa de morte em Portugal, a DPOC é, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a única doença crónica que regista crescimento e mata mais do que o cancro do pulmão ou mesmo a SIDA.
A doença caracteriza-se por obstrução do débito aéreo, acompanhada por dificuldade respiratória (dispneia), tosse e aumento da produção de expectoração.

As conclusões deste estudo vão ser divulgadas sexta-feira no Congresso de Pneumologia que se realiza no Porto.

Fonte: Destak.

Advertisements

2 thoughts on “Um em quatro fumadores ou ex-fumadores sofre de obstrução pulmonar

  1. juliana de almeida

    olá minha mãe esta com a metade do pulmao com atelectasia segundo a informação q obtive é secreção é verdade? o outro pulmao esta normal,os medicos so estao pedindo exames mais nao falam nada direito, a tc dela o pulmao do lado direito ficou escuro segundo o rapaz q vez o exame é normal e o do lado esquerdo ficou claro meio transparente ate a medade ,ela fumou 40 anos será q essa atelectasia ja havia começado a mais tempo e ela nao percebeu ou essa doença chega de uma hora pra outra? Ela tb ja sofreu de infarto a mais ou menos 3 anos e colocou um stent. queria saber qual o risco dessa doença se ela tem cura.
    obrigada e aguardo resposta

    1. A Ovelha Perdida

      Terá que pedir informação a um médico especialista. Os médicos têm a obrigação de explicar aos pacientes tanto a sua situação clínica como a terapêutica que preconizam. É o chamado “consentimento informado”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s