Fumar cannabis adianta aparecimento de esquizofrenia

 

 

Fumar cannabis pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos. A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno. Os resultados, divulgados no periódico médico Archives of General Psychiatry, vêm dar ainda mais razão aos que se opõem à legalização dessa substância ilícita.

No total, os investigadores das universidades de New South Wales, Austrália, e Emory, EUA, avaliaram dados de mais de 22 mil portadores de distúrbios psicóticos, sendo que 8.167 deles eram utilizadores de droga.
O psiquiatra australiano Matthew Large, um dos autores do estudo, declarou «Acredito que essa relação seja de causa e consequência e que a erva tenha um papel importante noaparecimento precoce da doença em certas pessoas».
Uma hipótese é que pessoas com predisposição genética para esquizofrenia sejam mais susceptíveis à influência da cannabis.

Nelas, os quadros psicóticos poderiam ser desencadeados pela alteração na concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina, causada pela droga, que desregularia o funcionamento cerebral. «Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas para jamais usar essa droga. Não devem arriscar» declarou Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Fonte: SOL

2 thoughts on “Fumar cannabis adianta aparecimento de esquizofrenia

  1. Ministério da Saúde

    Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com

    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s