Seis sessões no psicólogo custam tanto como um mês de baixa

Sabia que o custo de seis a oito sessões no psicólogo é praticamente o mesmo que um mês de baixa médica? Ou que a intervenção psicológica permite baixar para metade o número de consultas médicas nos centros de saúde? E reduzir 1,5 dias de internamento nos hospitais e evitar três faltas ao trabalho por ano? Estes são apenas alguns dos dados que constam num relatório que a Ordem dos Psicólogos entregou ao ministro da Saúde e que hoje é divulgado no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental.

O documento agrega um conjunto de conclusões de estudos nacionais e internacionais que demonstram o contributo das intervenções cognitivo-comportamentais na redução das despesas da saúde, na obtenção de ganhos de saúde e na diminuição do absentismo laboral.

Actualmente, existem 174 psicólogos a trabalhar nos cuidados primários (centros e extensões de saúde) e entre 200 e 300 nos hospitais. “Estamos muito longe de ter uma cobertura mínima. Precisamos urgentemente de aumentar este número”, defende o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista.

Em declarações ao PÚBLICO, o bastonário da classe – na ordem estão inscritos cerca de 17 mil licenciados – garante que há “dados seguros” que indicam que as intervenções de um psicólogo “são uma boa forma de reduzir o número de consultas, dias de internamento, idas às urgências e do consumo de psicofármacos”. Por outro lado, “levam à redução do número de dias de baixa médica”, afirma.

Fonte: Público.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s