Felicidade das crianças não depende de situação económica

 O nível do bem-estar geral das crianças está dependente do grau de educação dos pais e da sua situação relativa ao trabalho, revela um estudo da professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, Liliana Fernandes.

A forma subjectiva de expressar esse bem-estar – a felicidade – “parece não depender” da situação económica, refere a mesma investigação que serviu de base à tese de doutoramento daquela professora.

Em declarações ao PÚBLICO, Liliana Fernandes esclarece, contudo, que o seu estudo não é a nível nacional e as conclusões não podem ser generalizadas. A investigação foi desenvolvida na Região Norte através de inquéritos a 1246 crianças entre os oito e os 13 anos e a seus pais. Para avaliar o bem-estar dos inquiridos foram tidos em conta factores como o bem-estar material, as condições de saúde e a situação escolar, as actividades de lazer e recreativas, bem como características psicobiológicas das crianças.

A felicidade relacionada com a percepção subjectiva das crianças quanto ao seu bem-estar não depende do rendimento económico da sua família. A grande maioria das crianças considera-se feliz, tendo-se colocado no topo da escala de felicidade (de 1 a 10) que lhes foi apresentada – 57,1% no grau 10; 16,5% no grau 9; 13,7% no grau 8.

Este estudo demonstra que os pais estão muitas vezes convencidos de que as questões materiais afectam a felicidade dos filhos. Mas, segundo Liliana Fernandes, “as crianças estão mais distantes das questões materiais do que esses pais pensam”.

Fonte: Público.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s