Optimismo ajuda a preservar saúde do coração

Uma visão positiva da vida ajuda a manter o coração saudável. Esta é a conclusão de um grupo de cientistas da Harvard School of Public Health, no Reino Unido, que observaram que as pessoas mais otimistas têm menos 50% de probabilidades de sofrer um enfarte ou de desenvolver doenças coronárias.
Esta investigação demonstrou que um bem-estar global a nível psicológico e um estado de espírito positivo são elementos importantes na preservação do coração.Através da análise de mais de 200 estudos em duas amplas bases de dados científicas, Julia Boehm e Laura Kubzansky constataram que caraterísticas como o otimismo e as emoções positivas oferecem proteção ao sistema cardiovascular, contribuindo, também, para desacelerar a progressão de problemas cardíacos.

As investigadoras estudaram também a associação entre os fatores psicológicos e os marcadores biológicos, bem como as ações que influenciam a saúde do coração. “Os indivíduos mais otimistas têm menos 50% de risco de sofrer de doenças de coração face aos que têm uma perspetiva mais negativista”, afirmou Julia Boehm, citada pelo Daily Mail.
“A ausência de pessimismo não significa presença de otimismo. Descobrimos que fatores como o otimismo, a satisfação e a felicidade estão associados a um risco mais reduzido de problemas cardiovasculares independentemente da idade, do peso ou da posição socioeconómica”, esclareceu Boehm.
A explicação está relacionada com o facto de, muitas vezes, o bem-estar psicológico estar associado a práticas saudáveis como o exercício físico, a qualidade do sono e a adoção de uma dieta equilibrada.Isto porque estes comportamentos são inseparáveis de um bom funcionamento das funções biológicas, promovendo uma tensão arterial mais baixa e um peso corporal adequado e, consequentemente, comportando benefícios para o coração.

Estudos anteriores tinham já demonstrado que estados de espírito negativos como a depressão, a raiva ou a ansiedade podem deteriorar a saúde cardiovascular.Agora, os especialistas defendem que, se as próximas investigações obtiverem resultados semelhantes e demonstrarem que uma postura positiva é, de facto, eficaz, as conclusões terão fortes implicações nas estratégias de prevenção a nível mundial.

Fonte: Boas Notícias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s