Dormir bem aumenta sentimentos de gratidão

enquanto_ bebe_dorme_05

 

 

Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é ótimo para a nossa saúde e bem-estar geral.

Mas uma série de novos estudos descobriu um benefício surpreendente de um sono bom: mais sentimentos de gratidão nos relacionamentos interpessoais.

“Pesquisas anteriores mostraram que a gratidão promove um bom sono, mas nosso estudo olha a conexão na direção inversa e, pelo que sabemos, é o primeiro a mostrar que experiências diárias de sono de má qualidade estão negativamente associadas com a gratidão para com os outros – uma emoção importante que ajuda a formar e estreitar os laços sociais,” disse Amie Gordon, da Universidade de Califórnia em Berkeley.

Dormir para se sentir agradecido

Um grande número de estudos tem documentado que as pessoas que sentem gratidão – sentem-se agradecidas pelo que os outros fazem ou pela companhia – são mais felizes e saudáveis.

Em três novos estudos, a Dra. Amie e sua colega Serena Chen, também da Universidade da Califórnia, analisaram em detalhes como um sono ruim afeta os sentimentos de gratidão.

No primeiro estudo, pessoas que tiveram uma noite de sono ruim mostraram menor gratidão depois de enumerar cinco coisas que valorizaram em sua vida.

No segundo estudo, foram comparados a qualidade do sono e os sentimentos de gratidão de voluntários durante duas semanas. Os resultados mostraram não apenas um declínio na gratidão nos dias de sono ruim, como também os participantes relataram sentir mais egoísmo naqueles dias.

O estudo final avaliou casais, e mostrou que as pessoas tendem a se sentir menos gratas com relação aos seus parceiros depois de dormirem mal.

“Em pleno acordo com esta constatação, as pessoas relataram sentir-se menos valorizadas por seus parceiros quando algum deles dorme mal, o que sugere que a falta de gratidão é transmitida para o parceiro,” diz Amie.

Psicologia social

Os psicólogos sociais estão cada vez mais reconhecendo que comportamentos “pró-sociais” – incluindo agradecer e oferecer coisas aos outros – são essenciais para o nosso bem-estar psicológico.

Mesmo a forma como escolhemos gastar o nosso dinheiro em compras afeta nossa saúde e felicidade.

E as crianças desenvolvem maneiras específicas para ajudar os outros desde idades muito jovens.

A Dra. Amie Gordon e outros pesquisadores apresentaram algumas das últimas descobertas na área na reunião anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade (SPSP), que está ocorrendo em Nova Orleans (EUA).

 

Fonte:  Diário da Saúde, via Pavablog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s