Mais de milhão e meio de adultos portugueses sofrem de perturbações

No Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro, a Ordem dos Psicólogos Portugueses pretende alertar para a realidade portuguesa, de forma a oferecer mais saúde aos portugueses, reduzindo custos ao estado, avança comunicado de imprensa.

Em Portugal existem aproximadamente 1,557,054 pessoas que sofrem de doença mental (16,07% da população adulta entre os 18 e os 65 anos). E, destes, 528.122 (5,09% dos portugueses) sofrem de uma perturbação afectiva incluindo a depressão, 981.766 (9,46%) sofrem de perturbações da ansiedade e 54.166 (0,52%) são vítimas de perturbações psicóticas.

Portugal é o país da Europa com maior prevalência de doenças mentais na população – quase metade (43%) já teve uma perturbação mental. No entanto, apenas 1,7% procura ajuda nos serviços públicos de saúde mental. De acordo com um Estudo Nacional sobre Saúde Mental, realizado em 2010, Portugal é o país da Europa com maior prevalência de doenças mentais na população.

Em 2009, 1 em cada 5 portugueses terá sofrido de uma doença psiquiátrica (23% da população) e quase metade (43%) já teve uma perturbação mental.

Em 2011, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Suicídologia, a taxa de suicídio por 100 mil habitantes foi de 9,6 (15,5 para os homens e 4,1 para as mulheres). De acordo com o INE, em 2010, os anos potenciais de vida perdidos devidos ao suicídio, correspondiam a 15 160 e as mortes por suicídio foram mais elevadas do que as mortes provocadas por acidentes rodoviários.

Neste quadro, urge reduzir custos com a intervenção psicológica, pois a despesa total com a saúde mental significa menos do que 3,5% do orçamento geral para a saúde e corresponde a 0,3% do PIB, embora possa custar ao Estado Português quatro vezes mais.

Com base no que acontece em outros países, pode estimar-se que os problemas de saúde mental em Portugal resultem em custos substanciais – e a expectativa é a de que continuem a aumentar.

 

Fonte: Rcm Farma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s