Desenhos animados: os distúrbios psicológicos em ficção

Nós amamos desenhos animados, especialmente aqueles personagens patetas que se comportam como loucos. Se nós pararmos para pensar, certas características de muitos dos nossos mais queridos personagens animados podem indicar transtornos mentais sérios.

Vamos dar uma olhada em alguns dos nossos amados personagens de desenhos animados que têm distúrbios psicológicos.

10. Calvin

1374

Calvin é um menino de seis anos da famosa história em quadrinhos Calvin e Hobbes, com um tigre de pelúcia chamado Hobbes. Calvin acredita que Hobbes ganha vida quando ninguém está por perto, ajudando a combater os inimigos, desenvolver projetos científicos e refletir sobre filosofias de vida.

Isso parece tão normal já que muitas crianças têm amigos imaginários. Entretanto, toda essa imaginação de Calvin pode ser algo mais profundo: Calvin pode estar sofrendo de esquizofrenia . Ele alucina constantemente sobre grandes aventuras com seu tigre. Sua obcessão pelo seu mundo imaginário pode evidenciar o distúrbio mental do personagem.

9. Charlie Brown

1385-600x450

Peanuts manteve-se uma história em quadrinhos popular, e acabou se tornando um show, com Charlie Brown, um menino aparentemente otimista que muitas vezes é superado com os pensamentos de suas próprias deficiências.

“Sessões” do garoto amável e carinhoso com Lucy mostram seu medo de ser rejeitado. Tudo somado, é seguro dizer que Charlie tem a condição psicológica de Transtorno de Personalidade Esquiva.

8. Batman / Bruce Wayne

3174

Batman, o personagem principal da série de quadrinhos de mesmo nome pela DC Comics, tem um alter ego, Bruce Wayne, e mostra tendências de Transtorno da Personalidade Esquizóide, ou mesmo Transtorno da Personalidade Schizotypal. Ele é famoso por sua incapacidade de manter relacionamentos de longo prazo.

É provável que ele sofre de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, por ter testemunhado a morte de seus pais, e, possivelmente, faz com que ele seja depressivo. Com a sua verdadeira identidade escondida, ele dobra as leis e assume riscos, mostrando tendências anti-sociais.

7. Hulk / Bruce Banner

4163

Hulk é um um super-herói extremamente popular criada pela Marvel Comics. Ele é o monstro interior do cientista chamado Bruce Banner. Embora seja um monstro querido por todos, é óbvio que ele sofre de distúrbios psicológicos.

A primeira, e mais óbvio problema que ele tem é seus problemas de raiva, ou seja, o transtorno explosivo intermitente. O outro problema que ele tem é o chamado distúrbio de personalidade múltipla ou transtorno de personalidade dissociativa . Na verdade, antes do ‘Professor’ Hulk surgir, ele tinha as três personalidades distintas.

6. Ariel

5148

A Pequena Sereia, Ariel, é uma das princesas da Disney mais cativantes , com amor eterno, grandes sonhos e beleza inocente. Mas quando se olha para além do enredo simples, você vai encontrar coisas questionáveis. Vamos manter de lado seu comportamento extremo de mudar-se para estar com um ser de outra espécie, só porque ele é de boa aparência, e dar uma olhada em seu hábito mais inofensivo do entesouramento.

Sim, Ariel, com sua caverna cheia de itens que ela é tão apegada, prova que ela tem, obviamente, Disposofobia (Acumulação Compulsiva).

5. Minions

6132

Sabemos que as pequenas criaturas amarelas chamadas Minions são excepcionalmente bonitinhos, e você iria mantê-los como animais de estimação se você pudesse ter um deles. E nós também.

Quem não gosta de suas palhaçadas engraçadas, sempre jogando conversa fora e ficar curioso sobre tudo ao seu redor? Eles se distraem facilmente e brilham os olhos por tudo o que é estranho para eles. Eles estão interessados ​​em se divertir. Eles são brincalhões, e não conseguem controlar seus impulsos. Ao todo, eles mostram e mantêm o verdadeiro espírito de atenção e hiperatividade .

4. Dora Marquez

7

Os sete anos de idade, Dora, a personagem de um programa infantil educacional é mostrada como aventureira e alegre, com uma propensão para viajar. Ela vai em viagens que são muito arriscadas para alguém da sua idade, e se perde no caminho. Para lidar com o estresse, ela se esquece sobre estes.

Ela também tem a tendência de imaginar amigos, e ela também alucina com quase todos os objetos, os imaginando com faces, os personificando em sua mente. Ela tem fuga dissociativa , o que faz com que ela vá em viagens e esqueça tudo sobre elas, e também apresenta esquizofrenia paranóide que a faz ouvir vozes e ter alucinações.

3. Chuckie Finster

894

A criança de óculos e cabelos vermelhos, Chuckie, com seus marcantes dentes de coelho, roupas largas e sardas, têm medo de quase tudo. Isso é um grande problema? Bem, Chuck nos deixa preocupados porque ele tem sua própria zona de conforto, e ele fica muito nervoso quando ele é levado muito longe do seu elemento. Ele apresenta sintomas de Transtorno de Ansiedade Generalizada.

2. Dexter

9

O pequeno menino-gênio, Dexter, do Laboratório de Dexter, têm o seu próprio laboratório secreto e uma irmã irritante, Dee Dee. E se nós dissemos-lhe que ele tem algum tipo de distúrbio psicológico? Dexter mostra os sintomas clássicos da síndrome de Asperger. Ele luta contra interações sociais, e admite que ele é impopular.

Ele tem uma gama limitada de interesses, com comportamentos repetitivos, e seu sotaque estranho poderia ser a representação de suas dificuldades de comunicação.

1. Pernalonga

04-620x360

Pernalonga, o líder e mais famoso dos Looney Tunes é um personagem muito popular dos desenhos animados, com suas palhaçadas engraçadas e disfarces loucos. Mas ele também mostra sinais de mudanças de humor e comportamentos impulsivos, levando à implicação de que ele pode ter Transtorno de Personalidade Borderline.

Ele é muito vingativo, e é extraordinário como calmamente ele realiza atos de crueldade e violência. Todas essas características são manifestações de suas tendências anti-sociais. Muitos dos outros personagens Looney Tunes, também, têm transtornos mentais .

Além destes desenhos animados, existem vários outros personagens que, no diagnóstico adequado, revelariam seus distúrbios psicológicos. Glen Quagmire de Family Guy, por exemplo, tem a condição de hipersexualidade, enquanto Homer Simpson de Os Simpsons sofre de Transtorno Explosivo Intermitente.

 

Fonte:  Fatos Desconhecidos, via Pavablog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s