“Em 30 alunos, três a cinco têm uma doença mental”

"Em 30 alunos, três a cinco têm uma doença mental"
Professores de 15 a 20 câmaras do país vão receber treino para detetar problemas que levam ao insucesso e até ao suicídio.

 

Em todo o mundo, a prestação de milhões de alunos é afetada por “problemas que não têm nada a ver com dificuldades socioeconómicas, preguiça ou dislexia”. O que os afeta, explica o psiquiatra e professor de psiquiatria e saúde mental Ricardo Gusmão, são perturbações como a ansiedade, a depressão , o défice de atenção e a hiperatividade, muito mais frequentes se poderia imaginar: “Numa turma de 30 alunos há 3 a 5 que têm uma doença mental”, garante, acrescentando que esta é uma estatística sempre igual, estejamos nós “em Portugal, Islândia, Bangladesh, Angola ou Estados Unidos”.

O impacto no desempenho – muitas vezes confundido com falta de empenho – é determinante: “Não conseguem ter a mesma capacidade de aprendizagem nem o mesmo desempenho cognitivo – e já agora também social, relacional e comportamental”, explica. “Não conseguem ter atenção, não conseguem processar a informação, descodificar a informação e exprimir os conteúdos percebidos”. Limitações que surgem “mesmo que as patologias sejam ligeiras”.

Por isso – e também porque estas perturbações podem levar no futuro a outras consequências para além do insucesso escolar – a Eutomia, Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal – escolheu a data de ontem, em que se assinalou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – para anunciar um programa de formação de professores, em quinze a 20 municípios do país, para que estes possam distinguir, na sala de aulas, o que são maus comportamentos e o que podem ser sinais de doença mental. O objetivo, para já, é treinar entre 1500 e 2000 professores.

Fonte: DN.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s