Alguns eventos

2014:

– No congresso internacional “Novas Perspectivas em Gerontologia”, promovido pela RUTIS e pelo ISLA, no CNEMA, Santarém, moderação do painel “Desafios Intergeracionais”, a 28 de Março.

– No III Congresso Abordagem Centrada na Pessoa (“Aprendizagem: desafios para o Séc. XXI”), promovido pela APPCPC, na UAL, Lisboa, moderação da Mesa 6, a 8 de Março.

– No Simpósio “Envelhecimento Activo e Gerontomotricidade” promovido pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), Odivelas, comunicação sobre o tema “A importância das Universidades Seniores no Envelhecimento Activo”, a 28 de Fevereiro.

2013:

– Na Conferência “Diálogo Inter-religioso”, em Miranda do Corvo, a 18 de Maio, promovido pela Câmara Municipal e outros, palestra “O poder e o fundamentalismo no diálogo inter-religioso”.

– No I Congresso das UTIS, na Escola Superior de Educação, em Santarém, a 6 de Março, promovido pela RUTIS, na sessão de abertura e na apresentação do projecto do CIMM (Centro de Investigação da UNISETI).

– No Seminário “Viagem ao mundo dos seniores”, promovido pela associação Cais de Terapias, a 1 de Março, na IEAV, Moita.

2012:

– Nas V Jornadas de Investigação em Psicologia, uma iniciativa conjunta do CIP e do DPS da Universidade Autónoma de Lisboa, a 14 e 15 de Dezembro. Apresentação de um projecto de investigação.

– Na acção de formação de voluntários da CGD (Séniamor), na sede da instituição, a 5 de Dezembro.

– No Seminário “Intergeracionalidades”, promovido pelo Observatório Sénior de Setúbal, a 21 de Novembro, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal: organização do evento, abertura e apresentação de conclusões na sessão de encerramento.

– Na Reunião Magna das UTI’s (RUTIS), em Almeirim, comunicação “O futuro das UTI’s face à nova realidade sénior em Portugal”, a 7 de Novembro.

– No Dia da Universidade, no Auditório Charlot, em Setúbal, intervenção da reitoria, a 5 de Novembro.

– Na Plataforma Litoral, intervenção em painel, em Grândola, a 29 de Outubro.

– Na sessão de abertura do ano lectivo no Pólo do Montijo da UNISETI, a 16 de Outubro.

– Na Assembleia da República, no âmbito do AEEASEG 2012 e em celebração do Dia Internacional do Idoso, “A importância das UTI’s como resposta social”, a 2 de Outubro.

– Na Aula Inaugural do ano lectivo da Universidade Sénior de Setúbal, no Clube Setubalense, “Lennon, os deuses loucos e o princípio da escolha”, a 17 de Setembro.

– Nas IV Jornadas de Investigação em Psicologia do CIP, na UAL, “Caminhos de Investigação”, a 6 e 7 de Julho, na apresentação do estado da investigação relativa à minha tese de doutoramento, na área da Psicologia da Religião.

– No 157º. aniversário do jornal O Setubalense, e entrega dos prémios “Personalidades Setubalenses”, no Hotel do Sado, intervenção de fundo, a 2 de Julho.

– Conferência na Fundação INATEL, em Setúbal, com o título “Lennon, os deuses loucos e o princípio da escolha”, a 18 de Maio.

– Conferência na ANAC-CGD, sobre um projecto de vida pós-profissional, em Lisboa, a 17 de Maio.

– Presidente do júri de Dissertação de Pós-Graduação do Centro de Estudos Pós-Graduados (CEP) da UNISETI, da aluna Maria Clementina Silva Pereira, com o título “O Teatro Amador em Setúbal (da monarquia ao final do século XX)”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a 16 de Maio.

– Sessão de apresentação do romance “O homem que vivia para trás”, na Biblioteca Municipal do Montijo, a 3 de Maio, com apresentação do escritor Fernando Dacosta.

– Sessão de apresentação do romance “O homem que vivia para trás”, no Porto, a 29 de Abril, com apresentação do poeta e ensaísta J. T. Parreira.

– No lançamento do romance “O homem que vivia para trás”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a 20 de Abril, com apresentação do escritor Fernando Dacosta.

– No III Congresso Mundial do Envelhecimento Activo, promovido pela RUTIS, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a 19 de Abril, na moderação do painel “Novas tendências na Educação de Adultos com mais de 50 anos de idade”.

– No Ciclo de Conferências às Sextas, promovido pelo Departamento de Psicologia e Sociologia da Universidade Autónoma de Lisboa, a 16 de Março: “Diálogos sobre Ética:  absolutamente relativo ou relativamente absoluto?”

– No II Congresso de Abordagem Centrada na Pessoa em Portugal, organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa , em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e de Counselling , Lisboa, a 24 de Fevereiro: Comunicação “Ética e resiliência face à crise global”.

– No I Fórum de Empreendedorismo Sénior, promovido pela UMBEM e realizado na Universidade Lusíada, a 28 de Janeiro, sob o tema “Construindo caminhos de solidariedade e esperança”: comunicação “Observatório Sénior – auscultação de uma realidade local: o exemplo de Setúbal”.

2011:

– Apresentação do livro de J.T.Parreira “Encomenda a Stravinsky”, no Clube Setubalense, a 19 de Setembro: “A poesia sem encomenda (em J.T.Parreira)”.

– No Seminário “Envelhecimento Activo: que caminhos?”, promovido pelo Observatório Sénior de Setúbal, a 6 de Setembro, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal: organização do evento, moderação do painel “O direito à cidadania”, e apresentação de conclusões na sessão de encerramento.

– Nas II Jornadas de Investigação em Psicologia do CIP, na UAL, “Caminhos de Investigação”, a 8 e 9 de Julho, e apresentação de projecto de investigação na área da Psicologia da Religião.

– No II Fórum Juntos pelo Bem e Estar e pela Solidariedade, promovido pela Rede Social do Montijo, na Escola Profissional do Montijo, moderação do painel “Dar felicidade aos anos”, a 3 de Junho.

– Na Associação de Imigrantes de Montijo (ASSIM), em evento foi promovido pelo Gabinete de Promoção da Interculturalidade da Câmara Municipal de Montijo, em parceria com o Projecto “Tu Kontas +”, dirigido à comunidade imigrante e aberta à comunidade em geral, palestra “O Diálogo Inter-Religioso”, a 12 de Março.

– No I Congresso de Abordagem Centrada na Pessoa em Portugal, organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa , em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e de Counselling , Lisboa, a 26 de Fevereiro: Comunicação “Lennon, os deuses loucos e o princípio da escolha”.

– No Ciclo de Conferências “O Género na História”, promovido pela Universidade Sénior de Setúbal, no Auditório da Biblioteca Municipal, a 24 de Fevereiro: comunicação “O Género feminino nos textos bíblicos”.

– Conferência “Estereótipos e medos da condição sénior”, na Galeria Municipal, Montijo, promovida pela Universidade Sénior de Montijo, a 28 de Janeiro, e apresentação da obra “O Grito da Semente”.

– Apresentação da antologia poética “Nada Onde Pousar o Sonho”, na Universidade Lusófona, a 18 de Janeiro.

2010:

-Lançamento do livro “O Grito da Semente” (Ed. Edium), a 11 de Dezembro, no Hotel Real Palácio, Lisboa.

– Conferência “A importância do raciocínio ético no mundo pós-moderno”, nas “Conferências à Sexta”, na UAL, no Departamento de Psicologia e Sociologia, a 29 de Outubro.

– Moderação do painel “O Direito à Cidadania”, integrado no Seminário “Desafiar o Envelhecimento”, a 28 de Outubro, no Centro Cultural do Bom Sucesso, promovido pelo Município de Vila Franca de Xira.

– Aula especial no IBP (Tojal), na cadeira de “Média e Pluralismo”, no contexto da Cultura Contemporânea, a 8 de Junho.

-Palestra na Universidade Sénior do Montijo, a 10 de Maio: “Os três pilares do pensamento ocidental”.

– No 5º. Seminário “Voluntariado em Saúde”, no Entroncamento, promovido pela Avasocial (Associação Voluntariado e Acção Social do Entroncamento) e pelo Banco Local de Voluntariado, com o apoio da câmara municipal da cidade, a 9 de Abril, no Auditório da Freguesia de N. Sra. de Fátima. Comunicação: “O Voluntariado como Promotor de Saúde”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Maria Angelina da Silva Tavares, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 12/3/10. Monografia: “A Relação de Ajuda Numa Perspectiva Humanista: precisão e contextualização de alguns conceitos fundamentais”.

– Na Conferência relativa à celebração do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Universidade Sénior de Setúbal, a 8 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Setúbal: Comunicação: “A mulher na Religião”.

– Nas X Jornadas de Abordagem Centrada na Pessoa, organizadas pela Universidade Autónoma de Lisboa , em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e de Counselling , Lisboa, a 26 de Fevereiro: Comunicação “O Primado da Pessoa: Sócrates e Rogers”.

2009:

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Iolanda Sílvia Martins Vera Cruz de Melo, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 8/7/09. Monografia: “Toxicodependência, Estima de Si, Estratégias de Coping e Relação de Ajuda: Estudo Comparativo”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Leonor da Conceição Ribeiro Marques, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 26/6/09. Monografia: “Estima de Si e Sentimento de Integração Social em toxicodependentes e alcoólicos: estudo comparativo”.

– Palestra no Colóquio promovido pela “Plataforma de Reflexão”, na Universidade Lusófona, Lisboa, a 9/6/2009, sob o tema “A contribuição da religião para a coisa pública”, organizado pela Licenciatura em Ciência das Religiões.

– No Seminário “Famílias Endividadas: do Ter ao Ser”, organizado pelo Projecto SER Família (IEC), no Centro de Formação Profissional (IEFP), Setúbal, a 12/5/2009: Palestra “O lugar da Arte nos tempo de crise”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Nichola Louise Fannon, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 13/3/09. Monografia: “Carl Rogers, Abordagem Centrada na Pessoa e Espiritualidade”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Maria Teresa Correia Martins Pupo Correia, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 6/3/09. Monografia: “A auto-estima pessoal e a eficácia parental: uma reflexão”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, do aluno Paulo Ricardo Anciães Gomes Alves Baptista, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 20/2/09. Monografia: “Auto-estima e Estratégias de Coping: estudo comparativo entre três formas de Relação de Ajuda”.

– Membro arguente do Júri de prestação de provas da Pós-graduação em Counselling e Competências de Ajuda, da aluna Mónica R. Taveira Pires, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 12/1/2009. Monografia: “Valores, Estilos Parentais e Desenvolvimento da Personalidade”.

2008:

– Nas VIII Jornadas de Abordagem Centrada na Pessoa, organizadas pela Universidade Autónoma de Lisboa , em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e de Counselling , Lisboa, a 29 de Fevereiro: Comunicação “A Ética e a Estética da palavra na Relação de Ajuda: do falar no contexto terapêutico”.

2007:

– Aula especial na disciplina “Psicologia da Religião”, da licenciatura em Ciência das Religiões, na Universidade Lusófona, Lisboa, a 21/11/2007, subordinada ao tema: “Dificuldades psicopatológicas da pessoa religiosa”.

– No Seminário “A Criança na Escola”, organizado pelo Projecto SER Família (IEC), na Universidade Moderna, Setúbal, a 25/10/2007: Palestra “Instrução, Educação e Formação”.

– Presidência do Júri de prestação de provas de Pós-graduação do aluno Andreas Ding, na Universidade Autónoma de Lisboa, a 20/7/2007. Monografia: “Oportunidades – um estudo experimental sobre a segurança psicológica como agente do desenvolvimento da estima de si de adolescentes (13 a 15 anos)”.

– No Seminário “A Família Hoje”, organizado pelo Projecto SER Família (IEC), no Clube Setubalense, Setúbal, a 20/6/2007: Palestra “O Propósito como factor de sucesso familiar”.

– Na Sessão de Abertura da Semana Aberta do Pólo da UNISETI no Montijo, na Galeria Municipal, a 18/6/2007: Comunicação “A Igualdade de Oportunidades face à Idade”.

– Na cerimónia de inauguração da Biblioteca da UNISETI, Setúbal, a 23/4/2007: Palestra “Os livros da minha vida”.

– No IV Seminário Voluntariado em Saúde, organizado pela Associação Voluntariado e Acção Social do Entroncamento, Entroncamento, a 13/4/2007: Palestra “Qualidade, Cuidados de Saúde, Humanização e Voluntariado” .

– Nas VII Jornadas de Abordagem Centrada na Pessoa, organizadas pela Universidade Autónoma de Lisboa , em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e de Counselling , Lisboa, a 2 e 3/3/2007: Comunicação “A Percepção em terapia”

– Nas “Jornadas de Reflexão”, na Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a 24/2/2007: Palestra “Universidades seniores para o século XXI” .

– Na UNISETI, Setúbal, a 7/2/2007: Palestra “Predestinação e Livre arbítrio: entre Agostinho, S. Paulo, Calvino e Armínio”.

– Na UNISETI, Setúbal, a 31/1/2007: Palestra “Pecado Original e Tendência Actualizante: confronto e articulação” .

2 thoughts on “Alguns eventos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s